terça-feira, 1 de junho de 2010

CREF PROMOVE- MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO FUNCIONAL TENDÊNCIA OU MODA?

No sábado, 29/05/10, a parceria do CREF com a instituição PASSO 01 de pós graduações de Goiânia, liderada pela Mel, foi feliz.
Tivemos a oportunidade de participar de uma mesa redonda sobre o tema: Musculação e Treinamento Funcional. Tendência ou moda?
Em poucas palavras ficou bem claro o que está acontecendo no mercado, no meu ponto de vista.
Funcional é uma tendência. Basta saber quando usá-lo, como usá-lo e para quem será prescrito. Reabilitação, estabilização e treino de potência essas foram algumas das conclusões tiradas de uma tarde agradável de 2horas e meia de troca de informações. De frente a doutores em fisiologia, mestres e fisioterapeutas o tema foi discutido com respeito. Atletas em um determinado período de seu treino são sim muito beneficiados com o Treinamento Funcional.
A fisioterapia já utiliza os exercícios funcionais desde que existe,-..."afinal devolver a funcionalidade de um membro, seus movimentos, amplitudes e funcionalidade é também nossa função"...- Segundo Robson- fisioterapeuta presente.
Ficou mais evidente a falta de artigos científicos que comprovem a eficácia deste método de trabalho.
O que existe nas feiras, congressos, cursos de funcional de hoje são aplicações práticas, experiências com ginástica de academia em métodos circuitados, em treinos intervalados que trazem sim benefícios com resultados estéticos para nossos clientes. Inclusive métodos estes comprovados com artigos científicos que são eficientes e eficazes.
Já o Treinamento funcional precisa ser visto com olhos críticos pelos professores, gestores, coordenadores de ginástica de academia com critérios para não ser confundido com ginástica com método circuitado e treino intervalado.
É preciso ler, estudar, entender, discutir e compreender o que está sendo feito. Periodizar é fundamental.
Pra quem, pra quando, quanto! Mensurar é tornar este produto real e não deixá-lo ser mais uma moda nas nossas academias.

Obrigada Ms. Profº. Marco Antonio - Cref pelo convite.
Milena Emidio.
01/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguns professores agente nunca esquece!

Alguns professores agente nunca esquece!
Espaço dedicado à JOHNNY G.

Milena Emidio