ENTREVISTA SOBRE GINÁSTICA COLETIVA 2012- AERÓ


- Como você observa a demanda por aulas de ginástica coletiva na academia? Qual é o perfil de aluno que procura por esse serviço em sua academia? (Qual os principais interesses e solicitações dos alunos?)

Por aqui, Athletics Sports,  temos 04 salas de ginástica. E nossa preocupação é com a qualidade do serviço prestado ao cliente no que diz respeito a: o produto a ser oferecido deve atender às necessidades do clientes, a qualidade técnica e comportamental da equipe, o atendimento que supera as expectativas e encante, os produtos oferecidos pela ginástica promovem resultados como em qualquer área técnica da empresa, os materiais este . Por isso a demanda de aulas coletivas está em alta. Existe como melhorá-la? Sim, e a cada dia notamos que o simples e básico faz com que as aulas coletivas não saiam nunca da moda. 
O perfil de cliente que frequenta salas de ginástica, ou, aulas coletivas, são de todos os tipos. Pessoas que gostam de agitação, movimentação, músicas com estilos ecléticos, divertidas, treino em grupo, buscam aulas com característica cardiovasculares, exemplo: aulas de aeróbica, step, jump, kangoo jumps, funcional, circuitos, ritmos variados, jazz, lutas em geral. Muitas vezes pessoas trocam a sala de ergometria por aulas deste tipo que possuem as mesmas características com relação às capacidade físicas. Temos clientes que gostam mais do trabalho neuro muscular,isso significa que, as vezes eles trocam a sala de musculação pela ginástica, e ou, ambos se complementam. Como é o caso dos clientes que frequentam as aulas de localizada, glúteos, abdominais, pilates.Este perfil geralmente são mulheres que possuem um perfil psicológico que não gostam muito de musculação. Hoje elas já sabem da importância desta modalidade e seus resultados, contudo ainda muitas preferem as famosas aulas de localizada. Para o público que procura a ginástica coletiva para desestressar, alongar, melhorar a postura, reduzir a possibilidade de lesões, auto conhecimento e relaxamento, temos as famosas aulas coletivas de alongamento, flexibilidade, yoga, pilates, relaxamento, aulas com bola suiça e várias opções que tragam o bem estar físico e emocional deste cliente. Concluindo, todos os perfis de público e personalidades passam pela ginástica. Cada um deles se adequa e a empresa que se preocupa em oferecer serviços e produtos de acordo com seu público com certeza está à frente no mercado.

- Quais os principais desafios da academia para disponibilizar aulas de ginástica de qualidade? 

Os desafios são vários, dentre eles podemos destacar: Uma seleção rigorosa, formação,  treinamento continuado, acompanhamento, feedbacks, avaliação de desempenho individual e por equipe, um excelente ambiente de trabalho para este time o que acaba refletindo nos clientes entre outros, remuneração adequada, e outros. 
É sempre bom lembrar que as academias precisam de líderes/gestores de ginástica  que saibam aonde querem chegar. Para isso um bom planejamento estratégico serve para garantir e manter os clientes fiéis, encantados e acima de tudo ter as salas cheias. A qualidade da prestação do serviço está nas mãos das pessoas. Os professores são o capital humano mais importante da ginástica e deles dependem a qualidade da mesma.

- Qual a importância do profissional de educação física nesse cenário? Quais habilidades e qualidades você acha importantes no momento da seleção, para integrar sua equipe?

Sem o professor de educação física não há ginástica coletiva clássica, aquela aonde ele é um conjunto de habilidades e as estrelas são os clientes. Vivemos uma era do mercado fitness de vendas explosivas de materiais. A criatividade está limitada em função de vários produtos ''compre pronto''. Podemos citar ''N''deles. Mas este não é o tema da nossa conversa, por isso, o professor é fundamental e o elo de ligação entre diversão, mudança de comportamento e resultados está nas mãos dele e da equipe.
Algumas habilidades imediatas são notáveis quando fazemos seleção. A boa comunicação, bom humor, a capacidade de se relacionar inter  e intra equipe, habilidades como coordenação motora, criatividade, ética, carisma, a capacidade de trabalhar sobre pressão, de dar solução, educação, saber ouvir, doar-se e acima de tudo que ame o que faz! São pré requisitos importantes observados e avaliados para integrar uma equipe!

- Quais tendências de mercado você percebe, com relação às aulas coletivas de ginástica e qualidade de vida? Percebe mudanças interessantes?

Vejo um mercado com vontade de resgatar o que tivemos e temos de melhor, que são as aulas de ginástica com um (01), professor e 30 alunos ou mais. Todos eles juntos fazendo o mesmo exercício, todos indo até o final da aula/treino e todos se realizando. Isso também é qualidade de vida! Está parecendo discurso apaixonado, vamos em frente. Estamos assistindo uma falta de mão de obra e nossa missão é ensinar, ou pelo menos começar e arriscar!. Acredito que os cursos de formação e capacitação em ginástica coletiva tem também esta missão, resgatar o básico. Percebo uma oportunidade dessa nova geração ver o que não viram. Vejo que cabe no mercado esta nova proposta de coletividade. O mundo está cada vez mais individual isso pode ser interessante. Inserir na empresa aquela mentalidade de um para vinte. O custo para a academia é baixo, as oportunidades do professor negociar com os seus líderes melhores valores de salário vem dessa possibilidade de encher as salas com esta ginástica clássica e coletiva. Claro que será necessário esforço, pois ninguém irá comprar uma aula pronta e, nada vem de graça! Muito interessante!!

Grande Abraço!
Milena Emidio

PS: na foto Waldyr Soares, o homem que mais acredita nas pessoas e no resgate do simples e básico. Obrigada!

Alguns professores agente nunca esquece!

Alguns professores agente nunca esquece!
Espaço dedicado à JOHNNY G.

Milena Emidio