sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CARTA AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA



A ideia do presente texto é um alerta e ao mesmo tempo uma troca.
Continuo viajando e frequentando diferentes academias. As vezes acompanhada e outras vezes não. A cia é um ótimo termômetro para percebermos como estamos sendo vistos por outros que não são de nossas escolhas profissionais.
Preços, praças e diferentes ambientes constroem uma pequena diversidade de comportamentos em nossas academias de ginástica.
O professor “Oi tudo bem...?”continua mais forte que nunca. Na sala de musculação ainda é bastante marcante esta maneira vazia de cumprimentar os clientes.
Será que: -“Oi tudo bem, você é novo(a) aqui no meu horário! Seja bem vinda(o) eu sou fulano de tal e estou aqui para cuidar do seu dia de treino!  Como é seu nome? Quem elaborou seu treino?....” E assim caminha para um relação com o cliente mais detalhada, profissional, cuidadosa e respeitosa com quem pagou por aquele serviço.
Infelizmente o que se vê é uma absoluta falta de maturidade e percepção dos professores que estão nas salas de musculação. Aonde estão os líderes dessa cambada de professores pós adolescência que estão cuidando dos seus pais, irmãos, tias e avós?
Vimos e presenciamos, pois reafirmo, estava com uma testemunha, idosos sem nenhuma condição de locomoção entre as máquinas, execução comprometedora, ajuste de máquinas totalmente inadequados. Mulheres de meia idade carentes de um bom bate papo e os professores desabafando. Aonde estão os professores e equipes empreendedoras para criar grupos de mulheres para que elas se juntem e construam um momento mágico entre treinar e conversar?
Vimos vários jovens com seus fones de ouvidos mega grandes e  inexpressivos com seus treinos de hipertrofia mitocondrial sarcoplasmática funcional. Pra completar, a “mocinha gatinha” da academia adentra-se com seu lindo cão e o professor voa até lá e abandona a sala.
Eu, o cachorro, a mocinha gatinha, o professor galã, o idoso, a carente e minha cia...! Que visão eu estava tendo! Sentada...observando...e tudo desperdiçado!
A conclusão é antiga e atual. Precisamos de mais treinamento e educação. Esta imagem do profissional de educação física ainda pode melhorar.
É preciso ensinar o comportamento ideal, visto que não é percebido.
Atenção líderes de sala, coordenadores, gerentes técnicos ou qualquer nome bonito que tenha seu cargo, treinamento neles. Tá preocupado com o foco deles no personal? Isso faz parte e é motivo para outro texto.
Sugiro que entenda de uma vez por todas que os ótimos personais duram muito tempo. É necessário treino para chegar lá...Treino este que falta para os professores de sala de musculação!
Temos um problema sério no atendimento eficaz e eficiente ao cliente.
Eu e minha cia ficamos envergonhados e nos sentimos mal. Eu não podia fazer nada, sofri! Mais uma vez vi que não basta somente simpatia, é preciso aprender a desenvolver a empatia!  Claro, o texto é generalista, não serve para você que é um excelente professor. Comunicativo, atento, ágil, líder de seu horário enquanto está em sala!       
 Até o próximo treino.... 
Milena Emídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguns professores agente nunca esquece!

Alguns professores agente nunca esquece!
Espaço dedicado à JOHNNY G.

Milena Emidio