sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Liderança!

10 MINUTOS, 05 MASSINHAS COLORIDAS E MUITA LIDERANÇA!

Você tem uma tarefa.
Te dou 10 minutos, 05 massinhas coloridas: branca, amarela, laranja, vermelha e rosa.
A tarefa será em duplas. Ação, criatividade, objetividade, clareza, comunicação eficiente, ouvir, falar, silenciar-se. Comece a se mexer ao mesmo tempo em que amassa, ri, cria e fica tenso.
O assunto é: Liderança Humana em homenagem à Ana Paula e Fernanda. Trainees para o cargo de coordenação em academias.
Compreendo que somos gerentes de nós mesmos. Nosso tempo, agenda, afazeres. Começamos o dia negociando com a gente mesmo. O despertador é o nosso primeiro business! Muitas vezes a sua empresa pessoal quebra às vezes ela quase vai à falência. O autogerenciamento não é tão simples assim.
Vamos aos fatos.
A tarefa citada acima foi concluída. Eu te pergunto: -‘’Quem comandou a tarefa? De onde veio a primeira idéia? Você aceitou as sugestões? Como reagiu? Você influenciou? Ouviu? Falou? Motivou? ...?’’
Pense por alguns instantes e reflita em você, seu comportamento, suas atitudes.
Vejo que somos um pouco autoditada nos conceitos sobre liderança. Cada um com suas peculiaridades e experiências. Pois é, acredito que liderar é um verbo que transmite ação. Simplificando é ter atitude, é querer.
Líderes são pessoas que ao longo da jornada de vida são identificadas, estimuladas, potencializadas. Cabe a intensidade e o resultado das interferências Bio Psico Sociais ao transcorrer das etapas de vida do ser humano. Uns trazem consigo um dom único, outros são talentosos. Outros menos. Depois de ler Eugênio Mussak, Carbone, James Hunter, Mario Cortella...a busca para um conceito de liderança continua.
Ser modelo para sua equipe seja qual for o quesito a ser avaliado é fundamental. Servir, doar-se, ajudar, ensinar é básico. Amar e ser totalmente envolvido com o que é proposto é o mínimo. Entender, estudar pessoas e comportamentos é obrigatório.
Voltando...
Depois que você criou sua obra de arte com as massinhas, sua próxima tarefa é contar a história de como chegou até o produto final. Quais palavras você escolheu usar? Como foi se expressar? Foi muito abstrato? Subjetivo? Difícil falar, você prefere desenhar ou escrever? Você foi convincente? Emocional?
Liderar inclui o exercício de se entregar e se emocionar. Posso ser repetitiva, pois todos os meus rascunhos têm muito romantismo com a área que atuo, (Educação Física e gestão). Percebo que a essência da liderança está em relacionar, conquistar, se envolver e dar. E isso inclui questões afetivas.
Se foi difícil se expressar em palavras e você querem liderar pessoas sugiro o exercício do diálogo, leitura, análise pessoal, compartilhamento de tarefas, bom humor e acima de tudo amor!
Conheça a ti mesmo e compreenderás melhor o outro. Sou péssima nesses ditados, mas é por aí! Bom treino!

Abraço forte aos líderes e liderados.
Milena Emidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguns professores agente nunca esquece!

Alguns professores agente nunca esquece!
Espaço dedicado à JOHNNY G.

Milena Emidio