sábado, 29 de dezembro de 2012

Coordenação 2013!


SUPERVISÃO TÉCNICA X COORDENAÇÃO X TÉCNICO - Procura-se um coordenador de ginástica!

por Milena Emidio Souza, Sexta, 28 de dezembro de 2012 às 15:45 ·
Breve texto em uma tarde de fim de ano......
CONTRATA-SE UM TALENTO!

As palavras do líder do time para os repórteres antes do jogo contra o Chelsea foi algo simples e com uma força reveladora.Tite: ‘’Um pouco de sorte, treinamos muito, temos jogadores competentes e merecemos muito este título. Quem sabe levamos a taça pra casa. Vamos lutar, viemos aqui pra isso!’’
No fim do jogo algo bacana e de arrepiar de se ver na TV. Os jogadores em roda, abraçados cantando uma música sobre amizade e união. Com todo respeito, o Tite construiu um belo time!
Poderia sim o time ter outro nome ou outro treinador, mas venho aqui comentar os efeitos: ‘’um por todos e todos por um’’’, ‘’na hora H dos vestiários’’, ‘’alguém está por trás desta equipe’’, que seja um paizão como os comentaristas disseram. O líder com vitórias e derrotas levou o time até ali. Nos bastidores o comandante fez a diferença. O time, sua equipe técnica e seus jogadores tinham o mesmo foco. Trabalharam com corpo e alma. Compraram o sonho um do outro e ganharam o prêmio máximo. Não foi fácil. Nada é fácil para quem quer ser o número 01.
Transferindo o contexto para outro ambiente.....
Tenho tido a oportunidade de liderar e ser liderada. E a medida que o cotidiano nos engole e envolve vemos se os times e líderes se unem ou se distanciam dos focos e metas estabelecidas. Muitos podem até dizer frases chavões como: ‘’Todo time tem o líder que merece, mas nem todo líder escolhe aquele como time...’’! Não posso ser hipócrita de dizer que todo time tem o líder que merece. Nós temos excelentes jogadores, temos talentos sendo treinados mas faltam nas empresas líderes inspiradores e referências.
As competências para liderar um time de ginástica (pessoas e processos), por exemplo, parecem a cada dia que passa serem cada vez mais infinitas. Isso é bom para o mercado, nos empurra para sermos cada vez mais exigentes e melhores. Afinal temos uma nova geração sendo treinada para atuar nas antigas e mesmas modalidades. A ginástica de ontem que está muito viva hoje. Um dia você percebe que a ginástica ficou e você foi. A ginástica te fez crescer e agora está na hora de passar o bastão para novos talentos.Para nós que estamos dentro do mercado faz uma grande diferença. Supervisores (coordenadores) tem carga horária de professor reduzida, tempo para pensar, ações para realizar, muito treino, paciência, criatividade, humor, humildade, senso de justiça, disciplina, caráter, amor pelo que faz e mais um monte de habilidades que o dia vai ficar curto escrevendo.
Conheço líderes que ainda estão na fase ‘’dodói’’. Precisam mostrar para o papai ou mamãe o quanto eles são pontuais nas tarefinhas, o quanto estão sempre dentro do prazo, o que é esperado normalmente de todos que lideram equipes, tarefas, pessoas e a si mesmo. O quanto eles não podem ser citados em broncas generalizadas, o quanto eles são caxias. Esses coordenadores são os que mais metem medo nos seus liderados. Geralmente eles são os que mais gostam de holofotes e no final ainda dizem..’’a minha equipe anda na linha..é nota 10! ‘’
Hoje, estou atrás de um novo supervisor para uma BIG equipe. Qual equipe? A de ginástica! Prefiro trabalhar e treinar um futuro líder que erra muito. Aquele que chora de raiva de si mesmo e que ama o outro quando acerta. Procuro uma pessoa que morde o que não é tangível, que é o primeiro a suar a camisa, o último a sair do estádio.
Fazendo uma comparação: o técnico de futebol não entra no campo e joga no dia do jogo, mas técnico e taticamente está ali sabendo de tudo que se passa.
Alguns coordenadores de área técnica precisam desenvolver esta habilidade! Mesmo que não entrem em salas de ginástica e ministrem 09 (nove) tipos de aulas diferentes muito bem. É necessário conhecer para liderar. Saber fazer e pelo menos ter tido experiências diferentes. Querer é o mínimo. Procuro um coordenador para um time de feras de coração mole, literalmente.
Uma pessoa de cara limpa, que esteja aberto para entender que será preciso perder para ganhar. Entender que campeonato é esse e que tipos de jogos teremos pela frente! Como será se superar a cada dia, conquistar novas amizades com sabedoria e perceber o que vai acontecer com sua carreira sendo parceiro de uma marca forte e pessoas do bem.
É pegar ou largar, a hora é agora!

Obrigada,
 Feliz 2013...
Milena Emídio.

BREVE SELETIVA EM JANEIRO/2013. AGUARDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguns professores agente nunca esquece!

Alguns professores agente nunca esquece!
Espaço dedicado à JOHNNY G.

Milena Emidio